Iepha-MG realiza o primeiro encontro da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Evento foi em Conceição do Mato Dentro e reuniu 50 gestores de 20 municípios mineiros.

A 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com os municípios, teve início no município em Conceição do Mato Dentro, região central do estado. A equipe da Diretoria de Promoção esteve na cidade, a 167 quilômetros de Belo Horizonte, no dia 27 de julho, e se reuniu com cerca de 50 gestores públicos de 20 municípios.

Como parte das atrações do 1º Festival de Inverno de Conceição do Mato Dentro, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Flama, o município sediou a abertura da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, realizado no Plenário da Câmara Municipal.

Com o tema: “Patrimônio cultural, trocando experiências e ampliando possibilidades de Educação e Difusão” e programação estendida durante todo o dia, foram realizadas atividades práticas em grupo, um diferencial deste ano que tem o objetivo de auxiliar a compreensão e aplicação da Deliberação Normativa, que norteia o programa ICMS Patrimônio Cultural.

O evento contou com a participação do prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando, da secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, e da Diretora de Promoção do Iepha-MG, Clarice Libânio. Para Libânio,“é importante a população entender que o seu patrimônio é a sua história, é a sua memória, é a sua identidade. Educar para o patrimônio em uma cidade como Conceição do Mato Dentro é reconhecer a nossa origem e tradição, mas também pensar o futuro. Porque o patrimônio é vivo, ele é construído a cada dia”.

O prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando, aproveitou a oportunidade para cumprimentar os participantes e destacou a  atuação do seu município no ICMS Patrimônio Cultural. “Estamos muito honrados com a presença do Iepha-MG e todos os agentes públicos de outras cidades. Sabemos como é importante as discussões que envolvem a política do ICMS Patrimônio Cultural”, destacou o prefeito.

A participação dos membros dos setores de patrimônio das Prefeituras Municipais na 9ª. Rodada Regional do Patrimônio Cultural é uma das ações pontuadas no Programa do ICMS Patrimônio Cultural. 

Estão previstas 15 Rodadas no ano de 2019. O próximo encontro será realizado no dia 26 e julho, sexta-feira, em Belo Horizonte, na sede do Iepha-MG. Para o mês de agosto já estão abertas no site do Iepha as inscrições para os encontros que se realização em Ubá, Varginha e Belo Horizonte.