Mais cinco cidades recebem a 8ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural de MG

Desde abril, a equipe do Iepha-MG já passou por oito municípios, para debater o ICMS Patrimônio Cultural. A Rodada vai até o mês de julho

O programa 8ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural de Minas Gerais prossegue com mais cinco encontros até julho. Desde abril, a equipe de técnicos do Iepha-MG já passou por oito cidades, realizando reuniões com gestores públicos. Além do ICMS Patrimônio Cultural, na Rodada, o Iepha-MG discute temas relacionados à proteção de núcleos históricos.

As próximas cidades a receberem o encontros são Minas Nova (07/06). Paracatu (14/06), Governador Valadares (21/06) e Belo Horizonte em duas datas (29/06 e 27/07). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rodadaicms@iepha.mg.gov.br. Envie seu nome, número de identidade, a cidade onde quer participar e seu email.

Neste ano, os representantes dos municípios interagem por meio de dinâmica e têm a oportunidade de trocarem experiências a partir de temas considerados relevantes. O objetivo é promover uma maior aproximação entre os gestores e permitir que ações conjuntas e politicas públicas eficazes na proteção do patrimônio cultural possam ser implementadas nas esferas municipal e estadual. 

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais. A redistribuição é reconhecida nacionalmente como uma das políticas pioneiras e eficazes de municipalização da proteção do patrimônio cultural.

Os municípios que já recebram a 8ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foram Araguari, Montes Claros, Tiradentes, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Januária, Conceição do Mato Dentro e Juiz de Fora.

Confira as datas e as cidades dos próximos encontros da 8ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural:

07/junho - Minas Novas (Alto Jequitinhonha)
14/junho - Paracatu (Noroeste)
21/junho - Governador Valadares (Vale do Rio Doce)
29/junho - Belo Horizonte
27/julho - Belo Horizonte