As atividades promovem trocas de experiências entre os gestores públicos que atuam na preservação dos acervos históricos e culturais

A 8ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, realizada pelo Iepha-MG, em parceria com os municípios mineiros, acontece de março a julho de 2018. Os encontros serão promovidos em 11 dos 17 territórios regionais do estado. Belo Horizonte, Almenara (Jequitinhonha) e Arceburgo (Sudoeste) já receberam o evento e reuniram cerca de 224 agentes públicos representando cem municípios. Além do ICMS Patrimônio Cultural, o Iepha-MG discute temas relacionados à proteção de núcleos históricos. 

O próximo encontro será em Araguari, região do Triângulo, no dia 5 de abril. Até julho, a Rodada percorre, ainda, outros nove municípios, além da capital mineira: Montes Claros (Norte), dia 12/04; Tiradentes (Vertentes), dia 19/04; Pouso Alegre (Sul), dia 03/05; Januária (Norte), dia 10/05; Conceição do Mato Dentro (Metropolitana), dia 17/05; Juiz de Fora (Mata), 24/05;    Minas Novas (Alto Jequitinhonha), 07/06; Paracatu (Noroeste), 14/06; Governador Valadares (Vale do Rio Doce), 21/06; além de Belo Horizonte que recebe o encontro nos dias 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho, sempre na última sexta-feira de cada mês. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rodadaicms@iepha.mg.gov.br. Envie seu nome, número de identidade, a cidade onde quer participar e seu email.

A novidade em 2018, é que os participantes interagem em uma dinâmica e têm a oportunidade de trocarem experiências a partir de temas considerados relevantes. “Os municípios, por meio de seus representantes, passam pelas mesas de discussões e debatem assuntos relevantes para sua atuação”, afirma o diretor de Promoção do Iepha-MG, Fernando Pimenta. “O resultado é que os gestores aprendem uns com os outros, construindo uma ação coletiva para a preservação do patrimônio cultural mineiro”, conclui o diretor.

Ainda segundo Pimenta, nesta edição, o objetivo é promover uma maior aproximação entre os gestores e permitir que ações conjuntas e politicas públicas eficazes na proteção do patrimônio cultural possam ser implementadas nas esferas municipal e estadual. 

O ICMS Patrimônio Cultural em Minas Gerais

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e  suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais. A redistribuição é reconhecida nacionalmente como uma das políticas pioneiras e eficazes de municipalização da proteção do patrimônio cultural.

Confira as datas dos próximos encontros da Rodada Regional do Patrimônio Cultural:

Quando Onde Território Mineiro
05/abril Araguari Triângulo Norte
12/abril Montes Claros Norte
19/abril Tiradentes Vertentes
27/abril Belo Horizonte Metropolitano
03/maio Pouso Alegre Sul
10/maio Januária Norte
17/maio Conceição do Mato Dentro Metropolitano
24/maio Juiz de Fora Mata
25/maio Belo Horizonte Metropolitano
07/junho Minas Novas Alto Jequitinhonha
14/junho Paracatu Noroeste
21/junho Governador Valadares Vale do Rio Doce
29/junho Belo Horizonte Metropolitano
27/julho Belo Horizonte Metropolitano