Grão Mogol, no Norte de Minas, e a capital Belo Horizonte recebem os dois últimos encontros

A edição da 7ª Rodada do Patrimônio Cultural realizada no mês de junho pelo Iepha-MG em Teófilo Otoni (Mucuri), Januária (Norte) e Belo Horizonte reuniu cerca de 200 agentes públicos municipais que atuam na salvaguarda do patrimônio cultural mineiro. “Ao percorrer o estado com a Rodada, o Iepha contribui para que a gestão dos bens culturais seja cada vez mais efetiva pelos municípios”, disse Fernando Pimenta Marques, diretor de Promoção do instituto.

Em 2017, o Iepha-MG, por meio da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, em parceria com as prefeituras, já percorreu 12 regiões, reunindo quase mil pessoas de mais de 400 municípios de Minas Gerais.

Além das dúvidas sobre a Deliberação Normativa, outros assuntos estão sendo esclarecidos pelo diretor aos gestores de diversos setores das administrações públicas municipais.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Cuparaque (Vale do Rio Doce), Raquel Adécia, os encontros realizados pelo Iepha têm contribuído muito para que os trabalhos nas cidades produzam resultados importantes para a população local. “Trabalhar com o ICMS Patrimônio Cultural depois que a nova Deliberação foi aprovada pelo Conep ficou mais fácil, e toda Minas Gerais ganha com isso”, salientou a secretária.

“A visita do Iepha-MG serve para orientar os municípios em suas ações de preservação do patrimônio cultural, além de proporcionar uma grande troca de experiências entre os gestores”, relatou Fred Lopes, secretário de Cultura de Teófilo Otoni.

Grão Mogol (Norte) recebe, no dia 19/07, a penúltima etapa da Rodada, que terá seu último encontro promovido na capital mineira, em 28 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rodadaicms@iepha.mg.gov.br. 

 Diretor de Promoção, Fernando Pimenta Marques, conduz a Rodada em BH