A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), convida gestores culturais e ambientais, pesquisadores, profissionais afins e interessados em geral para o ciclo de formação técnica sobre Paisagens Culturais a ser realizado virtualmente em cinco encontros. O primeiro encontro aconteceu em setembro, no auditório do IEPHA-MG, com a presença de mais de 100 participantes e encontra-se disponível também no canal do IEPHA-MG no Youtube.
O IEPHA-MG dá um passo decisivo no aprimoramento de suas políticas de proteção ao patrimônio com o início da formação "Paisagens Culturais: Metodologias para Identificação e Salvaguarda". A formação marca o começo de um ciclo de capacitação fundamental para a aplicação das novas diretrizes de reconhecimento da Paisagem Cultural em Minas Gerais, aberta a todos os interessados no tema.
A iniciativa é uma resposta direta à aprovação das Declarações da Paisagem Cultural (DN CONEP nº 02/2025) e do Patrimônio Toponímico (DN CONEP nº 06/2025), capacitando os agentes para a aplicação prática destes novos instrumentos. Trata-se, portanto, de uma resposta direta à aprovação das Declarações da Paisagem Cultural (DN CONEP nº 02/2025) e do Patrimônio Toponímico (DN CONEP nº 06/2025), capacitando os agentes para a aplicação prática destes novos instrumentos.
O primeiro encontro foi uma palestra presencial com o pesquisador e docente da Escola de Arquitetura da UFMG, Antonio Francisco Díaz Medina, também integrante da recém-criada Cátedra de Patrimônio e Paisagem Cultural da UNESCO.
Esse evento foi o primeiro de cinco módulos que compõem a formação completa. A participação continuada permitirá um aprofundamento robusto no tema.
A formação completa terá um total de seis aulas, que propõem critérios para a elaboração de guias de paisagem cultural, concebidas como ferramentas de concertação para a proteção, gestão e ordenamento das paisagens sob a ótica da salvaguarda de seus valores patrimoniais, culturais e naturais, tanto materiais quanto imateriais. Sendo especialmente voltada para fornecer noções básicas e técnicas às equipes responsáveis pela gestão patrimonial no âmbito local, uma vez que serão elas que, em primeira instância, deverão tomar a iniciativa de solicitar as declarações de paisagem cultural e garantir a inclusão dos bens no catálogo correspondente.
O curso tem como objetivo fazer um percurso completo que abrange desde a conceituação inicial até a gestão e a avaliação de resultados, passando pela identificação, caracterização, diagnóstico e definição de objetivos de qualidade paisagística.
Os próximos cinco encontros acontecerão de forma virtual no canal do IEPHA-MG no Youtube.
Inscrições abertas pelo SYMPLA até o dia de cada aula ou até completarem as vagas.
Sobre o Palestrante
Antonio Francisco Díaz Medina, doutorando em regime de cotutela acadêmica entre a Universidade de Sevilha (Faculdade de Geografia) e a Escola de Arquitetura da UFMG, onde colabora como pesquisador na Cátedra de Patrimônio.
Serviço
Evento: Formação: Paisagens Culturais: Metodologias para Identificação e Salvaguarda
Datas:
23/10 – quinta-feira
30/10 – quinta-feira
6/11 – quinta-feira
13/11 – quinta-feira
19/11 – quarta-feira
Horário: 14h30 às 17h.
A participação requer inscrição pelo SYMPLA para cada dia de aula:
Formato: Virtual, com transmissão no Youtube