A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), acaba de disponibilizar o acesso à base de dados sobre o patrimônio cultural tombado e registrado no Portal de Dados Abertos do Estado.
Os dados se referem aos bens culturais que foram tombados ou registrados em função de importância social e identitária de cada um, por seus valores históricos, artísticos, estéticos, afetivos, simbólicos, dentre outros. São bens reconhecidos e protegidos nas instâncias municipal e estadual, devido à sua relevância para a identidade, história e memória coletiva das comunidades.
O trabalho gerou tabelas informativas sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais, fornecendo informações detalhadas e precisas sobre o patrimônio cultural mineiro, incluindo dados históricos, descrições de monumentos, eventos culturais e tradições locais.
O objetivo é tornar essas informações acessíveis ao público em geral, permitindo melhor conhecimento e valorização da cultura mineira, além de reforçar o compromisso do estado com a transparência.
Consulte aqui os conjuntos de dados disponibilizados pelo IEPHA-MG.