As Jornadas Técnicas, promovidas pela Diretoria de Promoção do Iepha-MG, visam fomentar o diálogo entre pesquisadores, especialistas, detentores e profissionais atuantes no campo do patrimônio cultural. A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de promover e estabelecer intercâmbios entre os vários agentes e a sociedade como um todo. Dessa forma, a ação se configura como um importante canal de interlocução e troca de experiências em torno da área do conhecimento.

A primeira edição das Jornadas Técnicas de 2025 – Educação Patrimonial e Artes, acontece no próximo dia 20/02, às 10h, em formato virtual com a transmissão no dia, pelo canal do IEPHA-MG no YouTube, as inscrições e emissão de certificado serão pelo Sympla, clique aqui. 

A mediação do evento ficará a cargo da historiadora, educadora, produtora cultural, mestra e doutoranda em Artes e gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Iepha-MG, Carol Ministério. Algumas relações entre Patrimônio Cultural, Educação e Artes serão abordadas nesse encontro de especialistas que irão apresentar questões conceituais, metodológicas e experiências bem-sucedidas que transversalizam esses três campos do conhecimento.

Convidadas dessa edição:

Sônia Regina Rampim Florêncio

Socióloga, doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, mestra em Educação e especialista em Sociologia Rural pela UNICAMP e em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela ENAP - DF. É professora do mestrado profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. Atua no Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto/MG. É associada ao Icomos Brasil, onde coordena o Comitê Científico de Interpretações, Educação e Narrativas Patrimoniais.

 

Rachel de Sousa Vianna

Professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Formada em Educação Artística pela Escola Guignard e em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG; tem mestrado em Arte-Educação pela Universidade do Texas, doutorado em Educação pela USP e pós-doutorado em Educação pela UFMG. É líder do grupo de pesquisa O’pcevê! Laboratório de Aprendizagem Poética, é membro da Federação de Arte-Educadores do Brasil-FAEB e da Internacional Society for Education Through Art - InSEA. Desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de mediação cultural, formação de professores de artes, educação para o desenvolvimento sustentável, educação patrimonial e educação do ambiente construído.

 

Serviço:

1ª Jornada Técnica 2025

Tema: Educação Patrimonial e Artes

Data: 20/02/2025

Horário: 10h às 12h

Inscrições: Canal do Sympla, clique aqui

Onde Assistir? Canal do IEPHA-MG no YOUTUBE, clique aqui