Cine Brasil e Cine Metrópole: os cinemas como patrimônio cultural

Com a participação de 30 pessoas, a sala de consulta do Centro de Documentação do IEPHA-MG exibiu uma exposição documental do material do acervo do Instituto. Os visitantes puderam explorar processos de tombamentos, arquivos fotográficos e livros que contam a história dos icônicos Cine Metrópole e Cine Brasil, protegidos como bens culturais pelo estado.

Na década de 1980, esses prédios de cinema começaram a ser reconhecidos como patrimônio cultural de Minas Gerais e receberam tombamento estadual pelo IEPHA-MG. Essa história fascinante foi apresentada pelo historiador e servidor aposentado Carlos Henrique Rangel, o servidor e arquiteto Lucas Tarabal falou sobre a arquitetura do Cine Brasil, e pra coroar a noite tivemos a participação da pedagoga e filósofa, Maria de Lourdes Caldas Gouveia, com seus memoráveis 87 anos cheios de relatos históricos dos casos sobre a BH dos cinemas.

9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

A 9ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) aconteceu nessa quinta-feira (13/2), com a participação recorde de 75 cidades mineiras, incluindo 29 estreantes. Serão realizadas 120 atividades em 107 equipamentos culturais. O evento, parte do programa AMA – Ano Mineiro das Artes, é gratuito e aberto a todos os públicos.

Desde sua criação em 2022, a NMMB já passou por 129 cidades, promovendo quase 500 atividades em mais de 170 museus e bibliotecas. O programa estende o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até 22h, oferecendo uma programação variada e gratuita.

O evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secult e SBMEC, com apoio da DLLLB e Dimus. O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, destaca a importância da NMMB para democratizar o acesso à cultura e fortalecer o turismo cultural no estado.

Entre os estreantes, o Museu Histórico Francisco Fonseca, de Formiga, promoverá uma apresentação especial do violinista Lucas Freitas. A Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, de Ipatinga, reforça sua presença habitual no evento, oferecendo atividades lúdicas e incentivando a leitura compartilhada.

Fotos: Isa de Oliveira, Acervo IEPHA-MG. Centro de Documentação do IEPHA-MG

 IMG 0004 IMG 0016IMG 0011IMG 0057IMG 0014IMG 0208IMG 0046