O Governo de Minas, por meio da Secult-MG e o IEPHA-MG, realiza na próxima quinta-feira (26/9), das 10h às 12h, no canal do IEPHA-MG no Youtube, a sexta jornada técnica de 2024, com o tema sobre as flautas tradicionais. As inscrições já estão abertas na plataforma Sympla.
Nesta edição teremos a participação, na abertura, do presidente do IEPHA-MG, João Paulo Martins e do diretor de Promoção, Luís Molinari. A mediação do evento ficará a cargo de Nicole Batista, gerente de Patrimônio Cultural Imaterial do IEPHA-MG.
Os participantes convidados desta jornada
Daniel Magalhães: músico, pesquisador, luthier e educador musical. Coordenador do festival Encontro de Flautas do Jequitinhonha, com seis edições realizadas. Vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, com a ação "Flautas tradicionais do Vale do Jequitinhonha" (2012). Graduado em Música e Mestre em Musicologia pela UFMG. Autor de diversos livros e documentários sobre as flautas tradicionais mineiras. Autor do pedido de registro estadual das Flautas Tradicionais (pífano e gaita) como patrimônio do estado de Minas Gerais pelo Iepha-MG e coordenador do inventário em curso. Também coordenador do inventário para registro das bandas de pífano como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo IPHAN. Integrante do Pipiruí, grupo centenário de pifeiros, que atua na festa de Nossa Senhora do Rosário de Conceição do Mato Dentro.
José Corrêa de Sousa: filho de Conceição do Mato Dentro, é conhecido como Zezito. Frequentou o ginásio São Francisco, participando da Banda de Música Lira da Paz, onde executava dobrados com o trombone de cilindro, modelo francês e o barítono. Em Belo Horizonte completou o curso científico no Colégio Anchieta. Trabalhou no Banco da Lavoura e estudou engenharia elétrica na PUC-Minas. Participou de grupos musicais em boates, orquestras e grupos de choro. Como engenheiro eletricista chefiou seção na Telemig, fundando a empresa Tecno Ar. Cursou uma pós-graduação em Engenharia de Segurança, se especializando em Controle de Condições Internas Ambientais em Hospitais e Perícia Judicial. Já aposentado, se dedica ao tradicional grupo folclórico Pipiruí de Conceição do Mato Dentro e em casa diverte-se com viola caipira, cavaquinho, bandolim, sax, clarinete, flauta transversal, fazendo algumas transposições musicais. Como ele mesmo diz “a música me alimenta a alma”.
Serviço: 6ª JORNADA TÉCNICA - Edição 2024: “Flautas Tradicionais: Bandas de Taquara, Pifeiros e Mestres Fazedores de Gaitas e Pífanos”
Data: 26/9/2024 – quinta-feira
Horário: 10h às 12h
Onde: Canal do IEPHA-MG no YOUTUBE, clique aqui e assista.