4ª Jornada vai abordar as especificidades das Bandas de Música em Minas Gerais, bem cultural em processo de pesquisa para registro como patrimônio cultural imaterial, a partir da perspectiva de detentores e pesquisadores do tema. Os convidados para esta edição é o representante do Movimento Salvem as Bandas, Frederico Maciel, que busca impulsionar a valorização dessa tradição no estado e Juventino Dias, trompetista, compositor e arte-educador, integrou a Big Band e Banda Sinfônica da UEMG, o Grupo de Metais e o Quinteto de Metais da ESMU/UEMG e o Grupo Tambolelê.

Além disso, esta edição da Jornada Técnica marca o lançamento estadual dos Cadastros do Patrimônio Cultural das Bandas de Música de Minas Gerais, que a partir do dia 18/07/2024 estará disponível no site do IEPHA-MG.  O cadastro é válido como pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural.

A mediação do evento ficará a cargo de Adalberto Mateus, Jornalista e Arquivista, Técnico de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) desde 2007, também é músico da Banda de Música Benício Moreira, desde 1999, onde toca bombardino.

As Jornadas Técnicas, promovidas pelo IEPHA-MG por meio da Diretoria de Promoção, visam fomentar o diálogo com especialistas e profissionais atuantes no campo do conhecimento da preservação de bens culturais e suas referências. A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de promover e estabelecer intercâmbios entre os vários agentes e a sociedade como um todo. Dessa forma, a ação se configura como um importante canal de interlocução e troca de experiências em torno do patrimônio cultural.

 CONVIDADOS

 Juventino Dias - Trompetista, reinadeiro, Compositor, arranjador e educador

WhatsApp Image 2024 07 04 at 15.13.23

O trompetista, reinadeiro, compositor, arranjador e educador Juventino Dias tem 25 anos de experiência profissional. Iniciou seus estudos de música em 1990, aos 09 anos de idade, na Associação Musical Cajuruense na cidade de Carmo do Cajuru - MG. Em 2002 transferiu-se para Belo Horizonte. É Bacharel em Trompete pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Em abril de 2009 ganhou o prêmio de melhor Instrumentista do IX Prêmio BDMG Instrumental. Em maio de 2023 foi um dos vencedores do XXII Prêmio BDMG Instrumental. Músico eclético gosta de trabalhar com várias linguagens musicais e atualmente se dedica aos estudos e pesquisa da música afromineira. Já subiu aos palcos acompanhando os renomados Nivaldo Ornellas, Maurício Tizumba, Elza Soares, Marku Ribas, Paulo Moura, Célio Balona, Nailor Proveta, Zé da Velha & Silvério Pontes, Gabi Guedes, Sérgio Pererê e Eduardo Neves. Dentre seus principais trabalhos artísticos, integra a Orquestra Babadan Banda de Rua, a banda do Bloco Carnavalesco Chama o Síndico, a Orquestra Gafieira Etc. & Tal e a Banda de funk & soul Black Machine.

 

Frederico Maciel (Mestre Fred)  - Professor, regente de bandas e corais, pesquisador, instrumentista, compositor, arranjador e consultor 

WhatsApp Image 2024 07 04 at 15.13.37

Frederico Teixeira de Freitas Maciel, maestro Fred, atua como professor e regente de bandas e corais há 20 anos. Licenciado em Música e Pós-graduado em Música Brasileira pela Unincor Três Corações, possui Especialização em “Symphonic Band Conducting” pela Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça. Atualmente é regente da “Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas”, “Lira Musical José Jacinto Ribeiro Filho” da cidade de Pitangui, é Diretor Financeiro e atuante representante do Movimento Salvem as Bandas, além de trabalhar como pesquisador, instrumentista, compositor, arranjador e consultor.

 

Lauro Almeida - Professor, pesquisador, multi-intrumentista, arranjador e regente

 Lauro Almeida

Lauro Almeida, Trombonista formado pela BITUCA (Universidade de Música Popular);Discente da graduação em Música na UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei); Apaixonado pelas Bandas de Música; 25 anos de trajetória em construção nas Bandas de Música."

 

Mediador: Adalberto Mateus

WhatsApp Image 2024 07 08 at 11.30.05 1

Jornalista e Arquivista, Técnico de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) desde 2007, também é músico da Banda de Música Benício Moreira, desde 1999, onde toca bombardino. 

 

CADASTRO DAS BANDAS DE MÚSICA

A pesquisa de campo se iniciou neste ano, a partir de recursos destinados via emenda parlamentar da Comissão de Participação Popular da ALMG. Atualmente, estão sendo realizados inventários participativos, trabalhos de campo e entrevistas com detentores de distintas regiões de Minas Gerais, os quais vão culminar em um dossiê técnico e um vídeo documentário. Acredita-se que o dossiê técnico possa ser avaliado e votado pelo CONEP no início do ano que vem. Nesse sentido, esta Jornada Técnica se soma ao processo como uma importante etapa para a promoção das Bandas de Música de Minas Gerais.

As Bandas de Música (e suas demais denominações como liras, euterpes, sociedades e corporações musicais) compreendidas por agremiações musicais compostas predominantemente por instrumentos de sopro, que tem caráter associativo, educativo e relação com eventos e celebrações religiosas, cívicas ou comunitárias.

O formulário do cadastro é composto por questões orientadas para a caracterização das bandas de música mineiras, buscando conhecer a sua diversidade, suas práticas, formas de organização e infraestrutura, assim como as dificuldades que enfrentam para manter suas tradições e sua atuação junto à comunidade, tendo em vista a proteção, promoção e salvaguarda.

Por essa razão é muito importante que os representantes de bandas participem e preencham o formulário! Cada Banda deverá realizar um cadastro. Acesse o site (www.iepha.mg.gov.br) e faça o cadastro da banda de música de seu município que estará disponível no site a partir do dia 18/07 após a transmissão da Jornada.

Serviço: 4ª Jornada Técnica – Saberes e Expressões das Bandas de Minas como Patrimônio Cultural

Data: 18/07/2024

Horário: 10h às 12h

Tema:  Saberes e expressões das bandas de Minas como Patrimônio Cultural

Inscrições e certificados pelo Sympla, clique aqui.

Transmissão pelo canal do IEPHA-MG no Youtube, clique aqui.