O Governo de Minas, por meio da Secult-MG, IEPHA-MG e o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (CONEP) deliberou na manhã de quinta-feira (11/04), a revalidação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte.
A presidente do CONEP, secretária adjunta, Josiane Souza, coordenou juntamente com Marília Palhares, secretária-executiva do Conselho como Presidente do IEPHA-MG, os trabalhos deliberativos da primeira reunião ordinária.
O Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP) aprovou com unanimidade a revalidação da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A revalidação acontece a cada 10 anos para atualização do bem cultural e salvaguarda da festividade que obteve registro das celebrações pelo IEPHA-MG.
A Festa, celebrada no mês de outubro, completa em 2024 seu 202° ano de existência. Considerada uma das tradições mineiras, o reconhecimento fortalece as celebrações no âmbito das Afromineiridades que tem sido fundamental na proteção e valorização das comunidades quilombolas e de matriz afro.
Estiveram presentes na reunião, o secretário municipal de Chapada do Norte, Maurício, o vice-presidente da irmandade, Nilton e a deputada estadual Ana Paula Siqueira.
No início do ano, a comunidade esteve no IEPHA-MG para o lançamento da nova edição revista e atualizada do Caderno do Patrimônio em que compila o dossiê de registro da Festa.
Fotos: Acervo IEPHA-MG