Minas Gerais reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e ambiental por meio de uma importante agenda internacional em Évora, Portugal.
O Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), esteve presente em Évora para um intercâmbio técnico com instituições portuguesas de referência.
A visita oficial foi realizada no contexto de intercâmbio institucional e acadêmico do curso de pós-graduação em Gestão de Patrimônio Arqueológico, promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Universidade de Évora. A formação conta com a participação de servidores do IEPHA-MG, da Feam e da Semad, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais dedicados à proteção do patrimônio. A delegação mineira foi composta por João Paulo Martins, Presidente do IEPHA-MG; Marília Melo, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Rodrigo Franco, Presidente da Feam, foi recebida pela reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, em uma série de atividades.
O encontro discutiu estratégias para a conservação de sítios arqueológicos a céu aberto, destacando práticas sustentáveis e inovadoras, além de políticas públicas eficazes de gestão do patrimônio. A atuação conjunta entre Brasil e Portugal promoveu o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos e reforça os laços históricos e culturais entre os dois países.
“Minas segue conectada com o mundo, promovendo o diálogo, a cooperação e a preservação do que temos de mais valioso: nossas paisagens, nossa biodiversidade e nossa cultura”, destaca João Paulo Martins, presidente do IEPHA-MG.
A iniciativa fortaleceu a cooperação internacional entre Brasil e Portugal, valoriza a qualificação técnica dos profissionais públicos. A missão internacional posiciona Minas Gerais como referência global em ações integradas de conservação do patrimônio cultural e ambiental, consolidando o Estado como protagonista na agenda de sustentabilidade e proteção do legado histórico.
Minas segue conectada com o mundo, promovendo o diálogo, a cooperação e a preservação do que temos de mais valioso: nossas paisagens, nossa biodiversidade e nossa cultura. João Paulo, Presidente
Intercâmbio Acadêmico
As servidoras do IEPHA-MG, Ana Paula Trindade e Danielle Gomes, participaram do Curso Breve em Ciência do Património Arqueológico, promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em cooperação técnica com o Laboratório Hércules da Universidade de Évora que aconteceu entre os dias 07 e 11 de abril.
A parceria institucional buscou capacitar as servidoras técnicas do IEPHA-MG e do Sisema sobre as metodologias de análise associadas à ciência da conservação e geotecnologias aplicadas ao patrimônio cultural. Foram compartilhadas experiências e estudos com técnicas variadas de análise química e de imagem, técnicas de prospecção geofísica com Georadar, uso de tecnologias digitais como fotogrametria e reconstrução 3D, entre outras metodologias de diagnóstico e pesquisa do patrimônio cultural.
As servidoras concluíram o curso sendo certificadas pela Universidade de Évora em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.