Boneca de biscuit foi um presente dado, no século 19, a uma criança participante do primeiro sorteio de lotes da nova capital

Em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte, o Museu Mineiro recebeu, na última terça- feira (19/12), a doação de uma boneca de biscuit, que pertenceu à menina Alice, participante do primeiro sorteio de lotes da nova capital. A servidora e fotógrafa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Izabel Chumbinho, foi quem fez a doação. O objeto agora faz parte do acervo de longa duração do Museu Mineiro, que atualmente conta com mais de três mil itens que documentam, de forma material e simbólica, distintos momentos de formação da cultura do estado.

 

Alice da Silveira, filha de Antero Adolpho da Silveira, participou do sorteio dos lotes destinados aos proprietários de casas em Ouro Preto que vieram transferidos para a nova capital, e ganhou a boneca de presente. Vestida em trajes de pétalas, o brinquedo é de provável origem alemã e agora pode ser visitado, gratuitamente, no Museu Mineiro.

 

A boneca esteve com Izabel Chumbinho desde 1981, quando foi recebida das mãos de Ethelvita da Silveira, irmã de Alice. “Essa boneca é muito importante para a cidade de Belo Horizonte. Eu vejo nela uma riqueza de simbolismos e sentimentos. Alegria e ternura que é o símbolo da boneca que nos remete à infância", afirma Izabel. "Enxergo também o sentimento de esperança, porque acredito que os funcionários públicos transferidos para Belo Horizonte traziam consigo a expectativa de uma vida melhor”, diz.

 

Enxergo também o sentimento de esperança, porque acredito que os funcionários públicos transferidos para Belo Horizonte traziam consigo a expectativa de uma vida melhor. Izabel Chumbinho

 cartamenor

MUSEU MINEIRO

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, o Museu Mineiro funciona na antiga sede do Senado Mineiro e da Pagadoria Geral do Estado. Criado em 1982, o bem integra o Circuito Liberdade, sendo gerido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O Museu Mineiro coloca à disposição do público exposição de longa duração e mostras temporárias, além de ampla programação relacionada ao patrimônio material e imaterial do estado. O museu pesquisa, preserva e difunde registros da história e da cultura mineira.

Horário de visita do museu:

Terças, quartas e sextas: das 10h às 19h

Quinta: das 12h às 21h

Sábados e domingos: das 12h às 19h